(11) 98512-0003contato@freeefast.comproftunico2010

O Colágeno e Exercício Físico

     O colágeno é produzido pelo organismo desde que nascemos, sendo uma proteína importante que está presente nas cartilagens, pele, cabelo e também como componentes  estruturais de diversos órgãos e tecidos, além de ajudar na formação de vasos sangüíneos, músculos, ossos e articulações.

     Com o envelhecimento a produção desta importante proteína tende a diminuir. No entanto, através da nutrição e atividade física podemos minimizar os efeitos negativos da falta do colágeno.

     Por ter grande atuação nos músculos e ligamentos, o colágeno é um grande aliado dos atletas e praticantes de atividade física em geral. Sendo o colágeno uma proteína de importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, sendo responsável por grande parte das sua propriedades físicas.

     Sabe-se, atualmente, que o tecido conjuntivo é uma estrutura viva, biologicamente ativa, que realiza funções biomecânicas, capaz de adaptar-se e alterar sua estrutura em resposta aos estímulos externos, com atividade física, por exemplo. Exerce ainda um papel importante na transmissão da força produzida pela contração muscular ativa em músculos com diferentes funções.

     Na prática, os exercícios que irão colaborar com tudo isso descrito, são os funcionais, ou melhor, os realizados tridimencionalmente, ou seja, em diferentes planos de movimento. O treinamento tridimensional possibilita remodelar a fáscia, que esta presente no tecido conjuntivo, de uma maneira harmoniosa, criando através dos movimentos mais mobilidade nas cadeias musculares, melhorando a estabilidade nas articulações.

     Foi seguindo esta linha de pensamento que o canadense Michol Dalcourt, um dos maiores pesquisadores de fáscia e exercício físico do mundo, criou o ViPR, onde o nome significa Vitalidade, Performance e Recondicionamento. O mesmo vem apresentando nos quatro continentes esta excelente ferramenta de trabalho funcional.

     O treinamento com o ViPR torna o movimento com carga efetivo por possibilitar a combinação do levantamento, deslocamento e rotação, ou seja, movimentos que exigem equilíbrio em várias direções. Assim sendo, o treinamento do movimento com carga “ViPR”, desafia e condiciona efetivamente os músculos, a fáscia, o sistema nervoso, a pele e outros sistemas do corpo. A ciência mostra que a movimentação com carga, melhora o equilíbrio, agilidade e força dinâmica, para atingir os objetivos como controle de peso, melhor funcionabilidade na vida diária e melhor desempenho no esporte.

Escrito por: Patrícia Penteado Manfrim Cortina, fisiologista e professora da assessoria e instrutora certificada em ViPR.

, , , , , , , , , , ,

Menu